08/10/2021 16h39

SEP realiza reunião de gerenciamento intensivo de projetos da área de Gestão Pública Inovadora

Os programas e projetos da área estratégica de Gestão Pública Inovadora do Governo do Espírito Santo foram discutidos, nesta sexta-feira (08), em reunião de gerenciamento intensivo coordenada pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP). O objetivo é potencializar as entregas da Administração Pública Estadual à sociedade capixaba.

Esta foi a terceira reunião de gerenciamento intensivo de programas e projetos do Planejamento Estratégico do Governo do Estado. As reuniões estão sendo realizadas desde o último mês de setembro com secretários, subsecretários, gerentes, pontos focais e dirigentes de Secretarias e Órgãos. As primeiras envolveram as áreas de Educação para o Futuro e de Saúde Integral.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, coordenou a reunião desta sexta-feira (08), com a subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos da SEP, Joseane Zoghbi. Participaram a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, e gestores das secretarias da Fazenda (Sefaz), de Gestão e Recursos Humanos (Seger), de Controle e Transparência (Secont), de Governo (SEG) e da Educação (Sedu).

Também participaram da reunião dirigentes e equipes do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

A importância do Planejamento Estratégico foi destacada pela vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes. “Sem planejamento, em meio à pandemia da Covid-19, teríamos perdido o rumo, o que não aconteceu, porque já em 2019 definimos o que deveríamos fazer e onde queríamos chegar, sob a liderança do nosso governador Renato Casagrande, que é comprometido com resultado. Trabalhando muito, em equipe, com espírito republicano. Somos o Governo que mais investe”, enfatizou.    

“Reforço a importância de um empenho ainda maior das equipes, para que o Espírito Santo continue avançando com os investimentos planejados e a população se beneficie das políticas públicas do nosso governo inovador”, ressaltou o secretário Álvaro Duboc.  

Durante o encontro técnico, realizado virtualmente, as equipes das Secretarias e Órgãos puderam avaliar dados detalhadamente registrados em um BI elaborado pela equipe da Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp), em parceria com o Prodest. O BI é uma ferramenta analítica que favorece o Planejamento Estratégico e, por meio dele, é possível avaliar o status das entregas de cada área.

“Nas reuniões de gerenciamento intensivo, analisamos o status de cada projeto e programa, buscando eliminar gargalos e viabilizar entregas à sociedade capixaba em todo o Estado e seguindo a diretriz de Governo, que visa à descentralização do desenvolvimento do Espírito Santo. Quem ganha com esse nosso trabalho técnico e qualificado é a população capixaba”, disse a subsecretária Joseane Zoghbi.

Depois da área estratégica de Gestão Pública Inovadora, mais seis agendas de alinhamento de gerenciamento intensivo de programas e projetos ainda serão realizadas, com equipes das áreas de Segurança em Defesa da Vida; Desenvolvimento Econômico; Agricultura e Meio Ambiente; Infraestrutura para Crescer; Cultura; Turismo; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Posteriormente a essas reuniões, serão apresentados os dados de cada uma das nove áreas estratégicas, em relação ao que está em execução, e os pontos críticos e gargalos dos projetos a serem realizados, em encontros com o governador do Estado, Renato Casagrande. Esses encontros terão formato híbrido, em respeito às normas sanitárias de combate à Covid-19. De forma presencial, com a participação de secretários das áreas, e virtual, com o restante das equipes.

Compete à equipe do Escritório de Projetos do Governo, que funciona na Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), e à Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp) do mesmo órgão, realizar as reuniões de gerenciamento intensivo de programas e projetos.

Gerenciamento intensivo

O Governo do Estado trabalha com três carteiras de programas e projetos em nove áreas estratégicas, dentro do Modelo de Gestão para Resultados Realiza+, que tem coordenação direta do governador, favorecendo a ampliação de entregas à população.

Com o Programa Realiza+, o Governo do Estado faz o gerenciamento intensivo dos programas e projetos, por meio de pessoas, tecnologia e processos. No que se refere a pessoal, atuam gerentes de projetos ligados ao Escritório de Projetos do Governo, que funciona na SEP, e ainda os das secretarias e demais órgãos.

Há também uma rede de pontos focais, formada por servidores que dão celeridade no andamento dos processos, e que são ligados a vários órgãos da administração estadual.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard