SEP transfere Metodologia em Gestão Estratégica para a Polícia Civil
A Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) retomou, nesta quinta-feira (20), as oficinas de transferência de Metodologia em Gestão Estratégica para a Polícia Civil. O trabalho, realizado pela equipe da Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp), envolve a alta gestão e demais servidores do órgão.
Em 2021, já haviam sido realizadas na Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), oficinas de Partes Interessadas, Missão, Visão e Valores, Análise Estratégica e de Indicadores e Metas. Na tarde desta quinta-feira, foi a vez de a equipe da Subepp, formada pelas gestoras de projetos Joseani Martins e Lucimar Carvalho, e pelo trainee de inovação em gestão pública Mirko Pose, realizar a oficina de Projetos e Ações.
A subsecretária de Planejamento e Projetos da SEP, Joseane Zoghbi, diz que as transferências de metodologia já realizadas pela SEP para Secretarias e Órgãos das administrações estadual e municipal têm contribuído para dinamizar as entregas à sociedade. “Organiza o planejamento com foco na gestão pública para resultados e contribui para o órgão caminhar com estratégia na realização de projetos”, explica ela.
O objetivo da transferência de Metodologia em Gestão Estratégica é difundir a cultura de Gestão Estratégica por meio da orientação e do apoio aos órgãos estaduais e governos municipais, na elaboração do Planejamento Estratégico, definição de carteira de programas e projetos, indicadores e metas, implantação do Escritório Setorial de Projetos, definição do modelo de gerenciamento de projetos e ainda utilização do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges).
O Siges é um sistema próprio do Governo, desenvolvido numa parceria entre a SEP e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Utilizando o sistema, a equipe do Escritório de Projetos do Governo, que funciona na SEP, faz o gerenciamento intensivo de ações, projetos e programas das carteiras estratégicas da Administração Estadual. E essa mesma metodologia pode ser aplicada nos projetos e programas das Secretarias e Órgãos.
A delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Denise Maria Carvalho, destacou a importância do intercâmbio entre as instituições. "A Polícia Civil agradece à equipe da SEP pela dedicação a este projeto que vai possibilitar a implementação de uma gestão voltada para resultados na PC, com ações estratégicas e consolidação do planejamento estratégico. Desde o início da atual gestão, temos trabalhado em sintonia com as diretizes do Planejamento Estratégico do Governo e sabemos que os resultados dessas ações impactam a vida de todos os cidadãos", afirmou.
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