09/04/2021 14h59 - Atualizado em 09/04/2021 15h01

Servidores da Sefaz participam de treinamento sobre gestão de projetos com equipe da SEP

Termo de cessão, pela SEP, do uso do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo, foi firmado com a Sefaz.

Técnicos da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) ministraram, nesta sexta-feira (09), um curso de capacitação para gestores da Secretaria da Fazenda (Sefaz), visando ao aperfeiçoamento da gestão de programas e projetos setoriais e estratégicos.  Na ocasião, foi firmado um termo de cessão, pela SEP, do uso do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges) para a Sefaz. 

A capacitação foi ministrada em formato virtual pela equipe da Subsecretaria de Planejamento e Projetos da SEP, onde funciona o Escritório de Projeto do Governo do Estado, e beneficiou 48 servidores da Sefaz, divididos em duas turmas.  A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, explicou que dos 51 projetos que integram o portfólio da Secretaria da Fazenda, três são estratégicos do Governo: Melhoria do Atendimento ao Contribuinte, Nota Premiada Capixaba e Cooperação Fiscal.

 “Difundir a cultura do gerenciamento de projetos e profissionalizar ainda mais a gestão pública em Gestão para Resultados é o objetivo da SEP”, afirmou Joseane Zoghbi. Durante a capacitação, os servidores da Sefaz foram orientados sobre estruturação, inserção e gerenciamento de projetos por meio do Siges.

Ao participar da abertura do curso, o secretário de Estado da Fazenda, Rogério Pegoretti, destacou a importância da capacitação para os servidores. “É extremamente importante para que eles possam fazer o gerenciamento dos projetos. São muitos documentos, atividades e demandas e é muito difícil organizar todas essas informações sem uma ferramenta adequada. O Siges cumpre esse papel muito bem e, por isso, logo no início do governo, entrei em contato com a SEP para que ele pudesse ser utilizado pela Sefaz”, disse Pegoretti.

Antes da Sefaz, a SEP já havia firmado termos de cooperação para cessão do Siges às Secretarias de Desenvolvimento (Sedes), Educação (Sedu) e Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e também com as companhias estaduais de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) e de Saneamento (Cesan).

O Siges é um sistema próprio do Governo, desenvolvido numa parceria entre a SEP e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). É a principal ferramenta de comunicação entre a linha decisória e as instâncias de apoio do Modelo de Gestão Realiza+, que visa a ampliar a capacidade de execução de programas e projetos estratégicos do Governo, entregando melhores resultados à sociedade capixaba.

Utilizando o Siges, a equipe do Escritório de Projetos do Governo, que funciona na SEP, faz o gerenciamento intensivo de ações, projetos e programas das carteiras estratégicas da administração estadual.

A partir da cessão dessa ferramenta pela SEP, as Secretarias e órgãos podem gerenciar, por meio do sistema, desafios, indicadores e entregas previstas de seus projetos internos, além dos previstos no Planejamento Estratégico do Governo.

Informações à Imprensa:

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alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br


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(27) 99507-4071 
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