10/06/2021 17h30

Servidores da Vice-Governadoria e da PCES participam de capacitação sobre Planejamento Estratégico

Quase 30 servidores da Vice-Governadoria do Governo do Espírito Santo participaram, na manhã desta quinta-feira (10), da terceira oficina técnica para qualificação sobre elaboração do planejamento estratégico setorial e aprimoramento para gerenciamento dos desafios, indicadores, metas e entregas previstas nos projetos internos e no Planejamento Estratégico da Administração Estadual. A qualificação foi promovida pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).

Também nesta quinta-feira (10), com o mesmo objetivo, foi a vez dos servidores da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) participarem de uma das etapas do processo de qualificação, sob a orientação Subsecretaria de Planejamento e Projetos da SEP. Além da Vice-Governadoria e da PCES, qualificações envolvendo transferência de metodologia e/ou utilização do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges) já foram promovidas pela SEP para as secretarias de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (Sesa), Fazenda (Sefaz) e Controle e Transparência (Secont), e também para o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) e a ES Gás.

Segundo a subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, com esse trabalho, a SEP difunde a cultura do gerenciamento de projetos e profissionaliza ainda mais a gestão pública em Gestão para Resultados. É a SEP que coordena o Planejamento Estratégico do Governo do Estado e é na Secretaria que funciona o Escritório de Projetos do Governo, por meio do qual é realizado o gerenciamento intensivo de programas e projetos das carteiras estratégicas da Administração Estadual”, destaca.

Políticas públicas

Para a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, é necessário profissionalizar a gestão pública, preparar e capacitar as pessoas para atuarem dentro do Governo. “Buscamos, com essa transferência de metodologia, fazer com que os profissionais se transformem em bons gestores e líderes. E mais, buscamos aprender sobre o trabalhar em equipe, visando estruturar mais o Estado, para desenvolvermos políticas públicas que melhorem, efetivamente, a vida dos capixabas”, disse.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Santos Arruda, agradeceu a Secretaria de Economia e Planejamento e ressaltou que a ação envolverá gradativamente toda a equipe da PCES, auxiliando na elaboração de metodologias em gestão estratégica. “Essa ação institucionalizará o modelo de elaboração de Planejamento Estratégico e, a partir de futuras capacitações, promoverá o engajamento de todos os servidores. Com isso, nos próximos anos, a PCES dará continuidade de maneira permanente e sistemática à revisão do mapa estratégico da instituição e assim elaborar um plano de gestão”, explica o delegado-geral.

Durante as oficinas de transferência de metodologia, servidores adquiriram conhecimento sobre análise estratégica; planejamento, indicadores e metas; programas, projetos e ações; implantação do escritório setorial de projetos; estruturação de programas, projetos e ações, além do gerenciamento intensivo de projetos por meio do Siges.

O Siges é a principal ferramenta de comunicação, em tempo real, entre a linha decisória e as instâncias de apoio do Modelo de Gestão Realiza+, que visa a ampliar a capacidade de execução de programas e projetos estratégicos do Governo Estadual, entregando melhores resultados à sociedade capixaba.

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez