22/07/2021 20h44 - Atualizado em 23/07/2021 08h38

Subsecretária de Planejamento e Projetos fala em evento internacional sobre modelo de gestão do Estado

A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, participa, nesta sexta-feira (23), como palestrante do PMI Latam Changemakers Iniciative. O evento sobre gestão de projetos reunirá especialistas de países da América Latina, entre os quais, Colômbia, República Dominicana, Peru, México e Argentina. Joseane Zoghbi vai falar sobre a importância Planejamento Estratégico do Governo do Espírito Santo, que por meio do Programa de Gestão para Resultados Realiza+ faz a Administração Estadual ampliar entregas à sociedade capixaba.

Iniciado nesta quinta-feira (22), o PMI Latam Changemakers Iniciative termina neste sábado (24),  em formato virtual.  Changemaker ou agente de mudança é, segundo o site do evento, “um indivíduo que promove de forma proativa mudanças e transformações nas empresas, nas pessoas e na sociedade em geral”.

Como subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi coordena a equipe que atua no Escritório de Projetos do Governo, que funciona na  Secretaria de Economia e Planejamento (SEP). Nessa quinta-feira (22), sob a liderança do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, essa mesma equipe concluiu a revisão do Planejamento Estratégico do Governo, que envolve uma carteira de projetos que compõem nove áreas estratégicas:  Segurança em Defesa da Vida, Educação para o Futuro, Saúde Integral, Gestão Pública Inovadora, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Infraestrutura para Crescer, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Alta gestão

Joseane Zoghbi destacará, em sua palestra, a importância do apoio da alta gestão para o sucesso no trabalho desenvolvido pela área de gestão de projetos. “O PMO nasce de cima para baixo. A partir desse apoio, a gente desenvolve uma estratégia de convencimento de toda a equipe sobre a importância dos resultados que vão ser gerados. Por exemplo: resultados nos indicadores, nos projetos, nas entregas para a população. O que a gente espera é o resultado na ponta, e que a gestão seja reconhecida”, diz.

Esse resultado é visivelmente observado no Governo do Espírito Santo, que trabalha com o Programa de Gestão para Resultados - Realiza+, por meio da gestão de programas e projetos do Planejamento Estratégico, e do Programa de Monitoramento de Políticas Públicas, realizado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), ambos instrumentos da gestão estratégica.

Alguns indicadores serão citados pela subsecretária para exemplificar o quanto as ações planejadas e a organização das contas têm contribuído para o Governo capixaba se destacar nacionalmente, mesmo em meio à maior crise sanitária dos últimos 100 anos.

“No enfrentamento da pandemia, somos o terceiro Estado que mais vacina contra a Covid-19. Por quê? Porque trabalhamos com planejamento. Fomos um dos poucos Estados que criaram um Centro de Controle, acompanhando números, pensando nas ações estratégicas, planejando ações de Governo. Todos os Estados sofreram uma pressão muito grande para montar hospitais de campanha, mas o Espírito Santo optou por não fazer isso, a partir de dados, de estratégia. Adquirimos equipamentos e ampliamos leitos, fazendo reforma em hospitais próprios e comprando vagas na rede privada, deixando, assim, um legado positivo para a população. Já estamos com 60% da população adulta vacinada”, afirma a subsecretária.

Ainda na área da Saúde, ela cita o fato de o Espírito Santo ter menor taxa de mortalidade infantil, com 7,8%, e a segunda maior expectativa de vida ao nascer (79,1). Esses indicadores estão no Painel de Indicadores Multissetorial, outra iniciativa do Governo capixaba que Joseane Zoghbi destaca como importante.

Na Educação, o Estado apresenta, no Ensino Médio, o maior Ideb total do país (envolvendo todas as redes), de 4,8, e ainda o maior Ideb da rede estadual (4,6). “Temos projetos de qualidade de educação, de infraestrutura nas escolas. Temos o Escolar, um projeto criado em decorrência da Covid-19, com uma plataforma que permitiu que os alunos continuassem estudando a distância nessa pandemia”, explica a subsecretária.

Em relação à Segurança, ela ressalta o fato de o Estado ter o menor número de homicídios dolosos, numa série histórica de 30 anos. Foram 24 homicídios por 100 mil habitantes – dados de 2019. Esse resultado reflete ações do programa estratégico Estado Presente em Defesa da Vida, criado em 2011, na primeira gestão do governador Renato Casagrande, e retomado na atual gestão, atuando em dois eixos, o social e o policial.

Crescimento

“Apesar da pandemia, o Estado continua a crescer. Somos nota A na capacidade de pagamento desde 2012, o que significa que temos uma capacidade de investimento muito alta, que podemos captar recursos de financiamento. Isso é muito positivo, porque cria condições de o Estado realizar seus projetos”, aponta Joseane Zoghbi, que cita ainda o quinto lugar em competitividade ocupado pelo Espírito Santo.

Avanços em inovação e no controle de gastos também serão citados. O Estado conquistou primeiro lugar no Ranking de Transparência da CGU (2020); no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19: Contratações Emergenciais, Doações e Medidas de Estímulo Econômico e Proteção Social, pela Transparência Internacional Brasil (2020); e no Índice de Transparência da Covid-19 - Open Knowledge Brasil, pela OKBr 2021. “Quem ganha é a população, que sabe onde seu dinheiro está sendo aplicado”, argumenta a subsecretária.

E ela vai além: “em plena pandemia, registramos aumento de receita sem aumento de tributos. Nossos investimentos, sob a liderança do governador Renato Casagrande, que tem se destacado também pelo enfrentamento às mudanças climáticas, vão mudar a realidade da população. Os indicadores mostram que estamos no caminho certo, que os projetos, os programas, dão resultado.”

Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard