28/09/2019 14h59 - Atualizado em 28/09/2019 15h19

Subsecretária da SEP faz palestra sobre o Realiza+ em Seminário de Gerenciamento de Projetos

Foto: Divulgação/PMI
Joseane Zoghbi: "O Realiza+ foi implantado em 2011, na primeira gestão do Governador Renato Casagrande, mas sofreu descontinuidade".

O Realiza+, programa de gestão para resultados do Governo do Estado que visa ampliar o número de entregas à sociedade capixaba, foi apresentado na noite dessa sexta-feira (27) aos participantes do 15º Seminário Capixaba de Gerenciamento de Projetos. A palestra sobre a iniciativa foi ministrada pela subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), Joseane Zoghbi.

No evento, que se propôs a discutir “como o alinhamento entre a inteligência emocional e artificial no ambiente altamente dinâmico de gestão de projetos pode ser um diferencial competitivo e um fator de sucesso”, a subsecretária falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Escritório de Projetos do Governo do Estado.

Foco nos resultados

“Nosso foco está nos resultados finalísticos. Por exemplo, na construção de um hospital, como o de Cariacica, que o Governo do Estado vem realizando, a gente foca na unidade construída, no pessoal contratado e capacitado. Enfim, no hospital funcionando”, disse Joseane Zoghbi.

Ela explicou que com o Realiza+ o Governo faz o gerenciamento intensivo dos seus programas e projetos por meio de pessoas, tecnologia e processos. No que se refere a pessoal, atuam gerentes de projetos ligados ao Escritório de Projetos que funciona na SEP e também os das secretarias e demais órgãos. Há também a rede de pontos focais, formada por servidores que dão celeridade no andamento dos processos, e que são ligados a vários órgãos do Governo e à própria SEP, que é responsável pela gestão orçamentária do governo.

Em relação à tecnologia, todos os programas e projetos da administração estadual estão na mesma plataforma: o Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges). Por meio dessa ferramenta, a comunicação da linha decisória do Governo é feita em tempo real com as instâncias de apoio do modelo de gestão para o gerenciamento dos programas e projetos estabelecidos no Planejamento Estratégico da administração estadual. O Siges é utilizado pela equipe do Escritório de Projetos do Governo e pelos gerentes dos projetos estratégicos, que atuam nas secretarias e órgãos.

Joseane Zoghbi lembra que o Realiza+ foi implantado em 2011, na primeira gestão do governador Renato Casagrande, mas sofreu descontinuidade. "No primeiro mandato foram feitas 7.200 entregas diretas para a sociedade. Nenhum governo havia entregue esse número de resultados. Aplicamos agora novas técnicas, previstas no Guia de Boas Práticas da Gestão de Projetos, e retomamos o programa com todas as Secretarias participando, de forma intersetorial”, explicou a subsecretária.

Participaram do 15º Seminário Capixaba de Gerenciamento de Projetos, que é voltado para gestores, coordenadores, líderes e profissionais ligados à atividade, palestrantes nacionais e internacionais. O evento, realizado pelo PMI-ES - seção capixaba do Project Management Institute -, teve início nessa quinta-feira (26) e terminou neste sábado (28), em Vitória.

O presidente do PMI-ES, Jardel Pavan Baldo, agradeceu o apoio e a participação do Governo do Estado no evento, que contou também com a presença do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc. "Foram mais de 600 pessoas inscritas e o público teve a oportunidade de conhecer práticas e conceitos ligados ao gerenciamento de projetos, sempre alinhadas ao tema inteligência artificial e inteligência emocional", afirmou Baldo.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507-4071

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard